Pages

Sample Text

Sample text

Social Icons

Featured Posts

.

GUERRA DOS SIPAIOS A GUERRA DOS CIPAIOS

segunda-feira, 2 de setembro de 2013


A     ntecedentes
A ocupação europeia na Índia se iniciou no final do século XV, com a expansão portuguesa. O enorme território que denominamos de “Índia” fazia parte do império Mogol (não Mongol) de predomínio islâmico e estrutura semelhante ao feudalismo, e era ocupado por diversos povos, de origens, línguas e culturas variadas.
Os portugueses foram os primeiros europeus a se instalar na Índia, na verdade, a ocupar algumas regiões do litoral daquela região, criando algumas feitorias, que pudessem garantir o comércio de produtos raros na Europa, as “especiarias”. Em 1498 Vasco da Gama chegou a Calicut e Goa foi ocupada em 1510.
Durante os séculos XVI e XVII ingleses, holandeses e franceses passaram a disputar os mercados orientais e lutaram entre si pelo controle dos lucrativos entrepostos indianos. O domínio inglês consolidou-se com a vitória de Robert Clive, representante da Companhia Inglesa das Índias Orientais, sobre o príncipe bengali 1757. Dois anos depois Clive capturou Chinsura, em Bengala, e pôs um ponto final nos interesses holandeses na Índia. Os combates entre franceses e ingleses prolongaram-se até 1761, parte da Guerra dos Sete Anos entre as duas nações, quando os franceses perderam Pondichéry. O Tratado de Paris de 1763 assegurou a supremacia inglesa na Índia.

Médicos têm medo de retaliação da própria classe em Belo Horizonte


Em meio a tanta polêmica na imprensa e nas redes sociais, médicos selecionados para Belo Horizonte e Região Metropolitana, dentro do programa Mais Médicos, do governo federal, têm medo da retaliação dos colegas da classe. Depoimentos indicam que os profissionais não querem expor seus rostos na mídia porque temem sofrer represália de outros médicos, por terem aderido ao programa.

Saldo do encontro com Cabral: Fluminense feliz e Fla esperançoso


Em conversas individuais com o governador Sérgio Cabral na tarde desta segunda-feira, os quatro grandes clubes do Rio colocaram suas posições em relação à administração do Maracanã. Enquanto o governador decide se deixará, ou não, o controle do estádio com atual concessionária, o Fluminense, único a assinar parceria por 35 anos para jogar no Maracanã, se mostrou satisfeito com o seu contrato e passou essa posição ao governo. O Flamengo, por sua vez, critica os custos de operação do estádio e discute um melhor modelo com a concessionária

Câmara pede ao STF para julgar com urgência liminar sobre Donadon

 

Cadastre-se

Pesquisa

Most Reading

Tags