Pages

Sample Text

Sample text

Social Icons

Featured Posts

.

Cultura no Brasil anos 60 e 70: trevas e luzes

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Tropicália


A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. 

Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé ]); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".
Cinema novo:
Novo Cinema, Cinema Novo (cinéma nouveau), é um movimento vanguardista do cinema português que, em pleno Estado Novo, nos anos 60, rompeu com a vinculação à ideologia vigente e se assumia como vanguarda, iniciando um movimento que vingaria nos anos seguintes.
O termo identifica-se com o usado para designar o Cinema Novo do Brasil.

As músicas e os festivais






A década da  Explosão Musical no Brasil,ainda sob o efeito dos " ANOS DOURADOS".



Os ternos e os chapéus se foram, e uns após outros  surgiram os talentos musicais da MPB.
Roberto Carlos deu inicio ao ritmo alucinante do ie ie ie que preenchia as tardes de domingo dos nossos adolescentes .Ao mesmo tempo, os jovens brasileiros  deliravam com os Festivais de MPB da TV Record, onde a cada dia apareciam  talentos  diferentes, que por serem tantos seria impossível enumerá-los aqui,mas os veremos e ouviremos através das músicas que aqui vamos apresentar .
Esta foi também a era " Vinicius de Morais "e todos os seus seguidores  que se uniram  para nos brindar com o que vamos ouvir e ver  no decorrer desta década de 60.
Metáforas para driblar a censura:
Analisar as mensagens contra o regime militar, presentes nas metáforas das composições da MPB, durante o período de vigência do Ato Institucional nº5, foi o objetivo de pesquisa que resultou na dissertação “A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as metáforas, carregadas de vozes contra o regime autoritário”. O trabalho foi defendido em março de 2007 por Claudio José Bernardo, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e investigou as metáforas presentes nas músicas e de que forma as  mensagens implícitas se materializaram nas composições de Chico Buarque de Hollanda.

Um comentário

  1. Participe do blog de História. Dê sugestões, faça seus comentários. Publicações anônimas, de teor preconceituoso ou mesmo ofensivo serão excluídos.

    ResponderExcluir

 

Cadastre-se

Pesquisa

Most Reading

Tags