Pages

Sample Text

Sample text

Social Icons

Featured Posts

.

Causos de nossa História

quarta-feira, 4 de setembro de 2013




A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil. E se delimitarmos apenas a produção cultural dos seus 853 municípios, chegaremos a uma infinidade de elementos, muitas vezes desconhecidos pelos moradores locais, como pelos habitantes dos outros estados. 

Muito mais do que explorar turisticamente e economicamente os aspectos culturais de Minas Gerais, deve-se ter em mente que é necessária a valorização de todos os bens culturais e a apropriação desses, por parte de quem vive no estado, para que então seja reconhecida a dimensão simbólica e cidadã que o patrimônio cultural tem. 



O Estado de Minas Gerais detém boa parte do patrimônio histórico nacional e suas cidades centenárias contêm importantes registros materiais que narram episódios importantes da história do Brasil além de serem palco para manifestações artísticas.

Em Lagoa Grande a cultura mineira não foge á regra. Município mineiro rota de passagem dos bandeirantes paulistas, onde é possível acreditar num triângulo de tráfico do ouro e passagem no período aurífero: Ouro Preto-Paracatu-Rio de Janeiro. Conta a história oral pelos moradores mais antigos do município que estes bandeirantes seguindo o curso de nossos rios por aqui passavam e enterravam potes do ouro extraído de Paracatu-MG para que a Coroa Portuguesa não cobrasse o "Quinto" do ouro. 

Até hoje é possível ouvir os "causos" do "Ouro enterrado" e de que somente quem ganha o direito de desenterrá-lo a pessoa que algo muito misterioso o oferece. Caso contrário, o aventureiro apanha de algo invisível, espalhando entre todos o pânico misturado a curiosidade ou até uma certa vontade de ficar rico com este ouro misterioso.

Muitos moradores até confirmam que nos locais onde provavelmente este ouro foi enterrado é possível ver luzes a noite e barulhos misteriosos que assustam a todos.

                        Mistério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Cadastre-se

Pesquisa

Most Reading

Tags